Procedimentos Gerenciais

Os profissionais da qualidade da Quality Innovation formado por consultores empresariais e especialistas em gestão da qualidade desenvolveram os Procedimentos Gerenciais baseados na Norma ISO 9001:2015.

No total descrevemos 26 Procedimentos Gerenciais que contemplam todos os itens da norma ISO 9001:2015,  que podem ser usados por sua empresa conforme a conveniência. Desta forma, sua empresa poderá decidir e utilizar apenas os Procedimentos Gerenciais que ajudem na implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade para a certificação ou todos eles para ter um SGQ mais estruturado.

 

QUAIS PROCEDIMENTOS SÃO IDEAIS PARA SUA EMPRESA?
O QUE ELES DEVEM INCLUIR?

 

Embora a Norma não exija a utilização de Procedimentos Gerenciais, espera-se que você também possua procedimentos da qualidade em operação com o intuito de atender os outros requisitos da norma. Esses procedimentos da qualidade devem ser controlados e um método eficaz de controle é a documentação do processo. Isto significa que a maioria das organizações terá outros procedimentos documentados.

A Norma lhe permite ser flexível na maneira como documenta os processos. Você pode escolher não criar um procedimento para tratar cada cláusula ou seção da Norma, mas como algumas cláusulas se sobrepõem, estas podem ser tratadas em um único procedimento. Você poderá desenhar um sistema adequado à maneira como sua organização conduz os negócios.

Como exemplo dos procedimentos que podem ser utilizados em um SGQ ISO 9001:2015, nós apresentamos e descrevemos os procedimentos que nossos Auditores e Consultores utilizaram para construir o sistema oferecido pela Quality Innovation. Você poderá usá-los como um guia para construir seu próprio Sistema de Gestão da Qualidade.

Todo o material disponibilizado está pronto para ser adaptado. Basta preencher os espaços escritos em vermelho com a realidade de sua organização e assim seu trabalho será muito facilitado. Nós pensamos sempre em facilitar o seu trabalho. Veja abaixo a relação dos Procedimentos Gerenciais:

  • Contexto da organização

  • Liderança

  • Planejamento

  • Risco e Oportunidade

  • Recursos

  • Recursos de Monitoramento e Medição

  • Informação Documentada

  • Planejamento e Controle Operacional

  • Requisitos para Produtos e Serviços

  • Projeto e Desenvolvimento de Produtos e Serviços

  • Controle de Processos, Produtos e Serviços providos externamente

  • Controle de Produção e de Provisão de Serviços

  • Identificação e Rastreabilidade

  • Preservação

  • Controle de Saídas não Conforme

  • Monitoramento, Medição, Análise e a Validação

  • Satisfação do Cliente

  • Auditoria Interna

  • Análise Crítica da Direção

  • Melhoria

  • Não Conformidade e Ação Corretiva

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